O que é Planta Humanizada? Guia completo

Na arquitetura, o desenho como ferramenta de criação e visualização é algo que remete ao século de Da Vinci, Michelangelo, e de muitos outros artistas importantes da época.

Mas, mesmo depois do surgimento da fotografia, arquitetos ainda continuaram a desenhar. Suas anotações eram seus desenhos, que transmitiam a relação entre a observação e a criação de um projeto arquitetônico.

Com o surgimento da planta humanizada o entendimento das escalas, a posição da luz e da sombra e o contexto físico e cultural numa perspectiva foi transposto de uma maneira simplificada.

Com ela, a análise e a reavaliação do desenho constituiu um processo gradual de atração e de fidelização do cliente pelo layout.

 

Mas afinal, o que é uma planta Humanizada?

A planta humanizada é uma representação amigável de um projeto técnico ou arquitetônico.

A grosso modo, é um desenho do imóvel, geralmente colorido, onde é possível visualizar de cima, a distruibuição do layout dos cômodos de uma casa mobiliada, garagem, jardim, etc.

Ela deriva do termo “humanização”,  que nada mais é do que o processo de criar desenhos voltados para apresentação de projetos de forma simples e didática que facilite o entendimento dos leigos.

Suas principais características são os desenhos coloridos, com luz, efeitos e texturização, paisagismo. Além da presença do mobiliário em sua composição.

As plantas humanizadas podem ser apresentadas em 2D (ortogonais) ou em 3D (perspectivadas ou isométricas) como no exemplo abaixo.

 

Quando um cliente busca um profissional para a criação de um novo projeto, reforma ou até mesmo a construção de um imóvel, ele quer entender com clareza como ficará a distruibuição dos ambientes, onde ficarão as peças de mobiliário, e outros detalhes dentro do projeto.

E acredite, uma planta técnica não vai conseguir dar conta do recado!

Por isso é trabalho do profissional, seja ele arquiteto, engenheiro, construtor ou empreendedor oferecer a seus clientes uma visualização clara e eficiente do projeto proposto, através de uma planta humanizada.

Só assim, seus clientes e possíveis compradores conseguirão visualizar de forma realista e entender como o novo ambiente ficará depois de pronto.

Benefícios e vantagens 

A planta humanizada é uma poderosa ferramenta de a visualização do layout de projetos de arquitetura, engenharia, lançamentos imobiliários e até mesmo de eventos.

Já imaginou uma campanha de marketing que não tenha inserido imagens das plantas humanizadas do projeto? Ficaria bem mais difícil de vender, não é mesmo?

Mas não são apenas os lançamentos imobiliários que se beneficiam desse poderosa ferramenta. O uso de plantas humanizadas também é feito para facilitar a visualização da ideia final de um projeto arquitetônico ao cliente.

Como falamos anteriormente é através da planta humanizada que arquitetos e engenheiros conseguem transmitir visualmente o fluxo de distribuição do projeto para seus clientes.

Analisando as principais aplicações da planta humanizada, se torna fácil perceber as grandes vantagens que essa ferramenta oferece.

Confira abaixo, algumas das principais vantagens de usar uma planta humanizada no seu projeto:

  • Melhora a compreensão do projeto para os clientes
  • Permite fácil visualização do layout do imóvel ou projeto
  • Facilita a interpretação da dimensão dos ambientes
  • Cria uma noção real sobre a funcionalidade de cada espaço
  • Facilita a sugestão a adequação de mobiliário e outras instalações
  • Mexe com a imaginação de clientes em potencial
  • Permite utilização nos formatos digitais, além da aplicação em impresso

Também podem ser amplamente usadas no meio digital, tanto através de postagens em blogs ou redes sociais, quanto no marketing offline, como em folderes de divulgação.

Sendo um recurso bastante útil tanto para quem tem um empreendimento imobiliário a apresentar quanto para quem deseja investir nele.

Como fazer uma planta humanizada

O desenho da planta humanizada é feito por meio de programas especializados, por isso para fazer uma planta humanizada de alta qualidade, é preciso prestar muita atenção antes de escolher os elementos e detalhes que irão compor o projeto.

Materiais dos pisos, revestimentos, mobiliário, texturas, composição dos ambientes, além de detalhes na decoração que fazem toda a diferença na hora de compor o projeto.

Uma boa dica para conseguir elaborar uma planta humanizada profissional e realista é fazer o uso de boas referências, para assim poder fazer um trabalho, que tenha qualidade e bom gosto e que atenda as necessidades e desejos do cliente.

Claro que a finalidade da planta vai determinar que tipo de programa você deve utilizar.

Por exemplo, para grandes empreendimentos com fins comerciais, são indicados o uso de programas com maior qualidade gráfica para atingir resultados mais realistas.

Conheça os melhores softwares 

Os programas geralmente mais utilizados na criação de plantas humanizadas são o Autocad, Corel Draw, Ilustrator e Photoshop.

Mas é claro que existem outros outros softwares indicados para o serviço. Alguns deles com uma gama mais completa de recursos capazes de elaborar a composição das plantas da mesma forma, ou até mesmo superiores.

Separamos uma lista com alguns deles:

Apesar de existirem alguns programas Online gratuitos para a elaborações de plantas humanizadas, infelizmente nenhum deles consegue ainda alcançar um resultado de alta qualidade e com mais realismo.

Os principais softwares 3D também permitem criar planta humanizada a partir de uma maquete 3D. Mesmo assim, o render por si só não é o suficiente para produzir uma boa planta.

Como a planta humanizada é basicamente uma imagem detalhada, é preciso utilizar também um software de edição de imagens para chegar a resultado mais satisfatório e comercial.

Outra dica importante é sempre usar blocos de boa qualidade. Sem eles, todo o esforço de humanizar uma planta vai por água abaixo!

Apesar de existirem blocos disponíveis na internet, a maioria é de baixa qualidade que não vão trazer o realismo que você precisa para criar uma boa planta humanizada.

Por isso, sempre dê preferência para blocos bem detalhados e renderizados com materiais realistas ou procure um profissional especializado no assunto que possa chegar lhe ajudar. 

Diferenças entre planta baixa e planta baixa humanizada

Um projeto arquitetônico pode utilizar de diferentes tipos de plantas e justamente por isso que algumas vezes os conceitos de planta baixa e planta humanizada são confundidos.

A diferença é que uma planta humanizada permite maior dinamismo e menor complexidade, já que utiliza cores, texturas, efeitos de iluminação, sombra e objetos simbólicos para transformar o desenho técnico em um projeto mais amigável e de fácil entendimento para leigos.

Essa planta é a mais indicada para que clientem possam compreender de forma clara e objetiva a proposta do projeto contratado ou do imóvel que está sendo comercializado.

Já na Planta Baixa existem mais restrições, pois só há acesso à edificação do espaço, e não aos demais andares e cômodos. No geral, as plantas baixas são feitas em uma escala com as medidas reais do imóvel, e representam um corte a um metro e meio a partir da base do local.

A grande diferença é que não necessariamente a planta baixa precisa ser apresentada ao cliente final, apesar de ser de suma importância para um projeto de arquitetura, engenharia e/ou construção.

Ela serve para orientar o arquiteto ou engenheiro que irá direcionar a obra. Nela é possível entender pontos práticos do projeto, como a posição de pilares e onde estarão as instalações de água e energia.

Geralmente a planta baixa é apresentada em preto e branco, detalhalhando escalas e medidas do imóvel, além de dimensões dos ambientes.

Também é importante ressaltar que é a partir da planta baixa que outros projetos complementares são elaborados, incluindo a própria planta humanizada.

Um projeto arquitetônico pode utilizar de diferentes tipos de plantas e justamente por isso que algumas vezes os conceitos de planta baixa e planta humanizada são confundidos.

 

Etapas de criação 

A criação de uma planta humanizada é composta por três diferentes etapas: orçamento e contratação, desenvolvimento do projeto e revisão final.

Orçamento e Contratação

 

A primeira etapa é composta pela realização de orçamento, não existe necessidade de que esse processo seja presencial. O mercado já conta com empresas empresas especializadas como o Studio Haus que trabalham totalmente de forma online.

O processo é rápido, prático e transparente, e ajuda você e seus clientes a evitar desperdício de tempo e dinheiro!

Mas lembre que para atingir resultados excelente, a comunicação nessa e nas outras etapas é fundamental, existem informações que apenas o cliente pode apresentar e que são vitais para a criação de um bom material.

Um dos pontos que o cliente precisa apresentar, é o projeto arquitetônico a partir do qual a planta humanizada será construída.

 

Desenvolvimento

Já na etapa do desenvolvimento, é necessário organizar todos os materiais disponibilizados na contratação e colocá-los à disposição de quem irá fazer a planta humanizada.

A execução é feita a partir desse momento, após o entendimento das expectativas e necessidades do cliente.

 

Revisão Final

A revisão é o momento dos acertos, o profissional que elabora a planta humanizada recebe o feedback do cliente e faz as alterações necessárias no projeto, novamente, a comunicação é um ponto decisivo nessa etapa, afinal, o objetivo de ambas as partes é o mesmo: alcançar o melhor resultado possível, com satisfação plena.

Com todos os ajustes realizados, a planta humanizada é entregue em formato digital com alta resolução, pronta para uso impresso ou digital.

 

 

Quanto custa uma planta humanizada?

É difícil avaliar com exatidão o preço de uma planta humanizada. Tudo depende do tamanho do projeto, da empresa que presta os serviços, do tipo de planta, da qualidade da imagem, do prazo para entrega, entre outros fatores.

E é justamente por isso que empresas e profissionais especializados na criação de plantas humanizadas, geralmente não divulgam os preços em suas páginas antes de que seja feito uma análise do projeto.

Como foi mecionado anteriormente, tudo vai depender principalmente do tipo de planta humanizada a ser produzido, do tamanho e complexidade do projeto, e claro do prazo de entrega do serviço.

Por exemplo, caso o cliente solicite uma planta de pavimento comercial de um grande empreendimento, com muitos ambientes e detalhamente complicado e ainda por cima com um prazo apertado, o preço do serviço pode ficar inicialmente a partir de R$ 450,00 ou mais.

Os valores sempre podem mudar, dependendo da empresa ou do profissional contratado, e principalmente da qualidade da imagem entregue. Lembrando que os valores são apenas um exemplo da média oferecida no mercado atual.

O fato é que, muito profissionais que estão entrando no mercado, ainda não entendem como fazer uma precificação que ajuste a quantidade de trabalho, considerando ajustes, com a qualidade da entrega que farão.

Se você está procurando um profissional que trabalhe com plantas humanizadas, mas ainda não tem ideia de quanto será o valor do projeto, a melhor saída é solicitar uma cotação gratuita geralmente feita através do website.

Um ponto bem importante que o cliente deve considerar ao fechar um projeto de planta humanizada, é a comunicação eficiente com o profissional responsável pelo projeto.

Uma boa comunicação evitará transtornos e agilizará todo o trabalho. Acredite, não compensa pagar mais barato para um profissional que não entende nem atende suas necessidades.

Explore o potencial de uma planta humanizada em seus projetos

O SUDIO HAUS é parceiro de construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e engenharia, fornece serviços especializados de plantas humanizadas de modo descomplicado, com muito compromisso, qualidade e segurança.

Com mais de 8 anos de experiência no mercado, juntamente com um time de talentosos Artistas 3D, entrega sempre os melhores resultados para nossos parceiros.

O processo de comunicação é rápido e pode ser feito através da plataforma, por e-mail, telefone ou pelos canais diretos de WhatsApp e Chat Online no website.

Depois da contratação, cada cliente tem acesso a uma plataforma virtual exclusiva desenvolvida para facilitar e agilizar o processo de produção das imagens para nossos clientes e parceiros.

Lá você acompanha todo o processo de criação enviando as informações do projeto, solicita ajustes e faz o download dos serviços aprovados em alta resolução.

Sem ter que perder tempo com reuniões desnecessárias, sem troca de milhares de e-mails, sem ter que imprimir imagens para sinalizar ajustes.

Tudo feito 100% online e de modo muito simples, rápido e fácil!

Se quiser saber mais sobre Plantas Humanizadas ou sobre o nosso trabalho, é só clicar aqui para enviar uma mensagem que a gente retorna rapidinho com todas as informações para você!

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se tiver qualquer feedback, ele certamente vai ser muito útil para nosso time. =)

Pin It on Pinterest

Começar conversa
Olá, podemos ajudar?
Olá, tudo bem?
Como posso lhe ajudar?
Powered by