O que é maquete eletrônica? Para que ela serve? Quem pode utilizá-la?

Você já parou para pensar em como a tecnologia transformou completamente o cotidiano de muitas profissões no mundo inteiro?

Pois é, e uma delas é a Arquitetura. Ao longo da história, a visualização arquitetônica atuou como a linguagem entre o cliente e o profissional, trazendo vida para cada projeto.

Com o avanço dos programas tridimensionais, a criação de projetos atingiu  um novo nível e se tornou visualmente realista.

Antes da tecnologia digital, quem trabalhava na área de arquitetura e construção geralmente fazia o projeto arquitetônico de seu empreendimento na prancheta, em 2 dimensões.

A maquete eletrônica veio para revolucionar o trabalho desses profissionais, oferecendo uma perspectiva real e uma visão completa e sob todos os ângulos do projeto.

Além de ter facilitado a visualização e o entendimento para o cliente em relação ao projeto, noção espacial e de escala.

E é essa riqueza de detalhes que valoriza o projeto ou empreendimento e evita muitos erros de interpretação.

A seguir, você encontrará todas as informações que precisa saber sobre o que é a maquete eletrônica e entenderá como essa poderosa ferramenta poderá auxiliá-lo(a) em seu trabalho.

 

O que é a Maquete Eletrônica?

A maquete eletrônica é uma simulação volumétrica de um projeto arquitetônico/urbanístico ou desenho industrial produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando a modelagem tridimensional de um software de modelagem 3D.

Ela nada mais é do que uma imagem em duas ou três dimensões usada para simular os ambientes de um projeto. As maquetes 3D são peças muito importantes para a comercialização de empreendimentos imobiliários.

Porém, antes da computação gráfica, elas costumavam ser caras e demoradas, pois demandavam um trabalho artesanal – dependendo de como eram feitas, podiam até adquirir o status de obras de arte.

Com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas nos últimos anos, as maquetes eletrônicas se tornaram uma alternativa mais econômica e vantajosa para as maquetes físicas.

A maquete eletrônica  também conhecida como maquete 3D ou maquete digital é na verdade, uma evolução das perspectivas feitas à mão em aquarela, nanquim ou aerógrafo.

Com o crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos, ela ganhou espaço e se tornou uma das ferramentas mais utilizadas  para a venda de projetos e empreendimentos imobiliários.

Entenda como a maquete evoluiu ao longo do tempo

Os egípcios, gregos e romanos foram os pioneiros da arquitetura. Eles construíram maravilhas do mundo antigo utilizando tecnologias complexas que ainda hoje tentamos entender.

Muito design, planejamento e logística foram necessários para que monumentos antigos como as pirâmides fossem erguidos. E o mais incrível é que tudo isso aconteceu antes da descoberta da perspectiva, ainda com desenhos planos e bidimensionais.

Em 1415, o arquiteto e escultor renascentista italiano Filippo Brunelleschi (1377–1446) revolucionou o desenho e a arquitetura ao pintar o primeiro exemplo da perspectiva linear – caracterizada pelo uso do ponto de fuga com uma série de linhas paralelas, tornando possível a representação de um objeto tridimensional em uma superfície plana.

Brunelleschi redescobriu os princípios da perspectiva cônica, que, estudados por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Ele criou uma solução matemática capaz de captar uma representação realista do nosso mundo em três dimensões.

Seguindo os seus princípios ópticos, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente verossimilhança. Esse foi o primeiro grande avanço da humanidade na visualização arquitetônica.

A perspectiva linear acrescentou profundidade e espaço para pinturas e desenhos, permitindo que os arquitetos pudessem construir a perspectiva de uma construção a partir de sua planta.

Com esse método, eles conseguiam comunicar projetos grandiosos em desenhos realistas com muito mais facilidade e poder de convencimento.

Desde então, esculturas e modelos caros e demorados passaram a ser substituídos por esboços, com grande economia de tempo e dinheiro.

As vantagens da Maquete Eletrônica

A maquete eletrônica é capaz de transformar o projeto de um empreendimento em realidade 3D de modo cada vez mais atraente e criativo.

Com ela, você pode mostrar aos seus clientes como será a aparência da fachada e dos ambientes internos, os detalhes dos ambientes, a funcionalidade espacial e todo o potencial de seu lançamento imobiliário.

A visualização 3D das unidades decoradas permite que os clientes entendam a proposta e o estilo de vida oferecido pelo empreendimento. E acredite, clientes e compradores simplesmente adoram visualizar o projeto.

Eles querem poder ver o layout da propriedade, a disposição dos ambientes, a fluidez dos espaços, entender como eles se encaixam e combinam.

Por seu forte apelo visual, a maquete eletrônica se tornou uma poderosa ferramenta de marketing para a divulgação de lançamentos imobiliários.

A possibilidade de visualizar o resultado final de um projeto de forma real, tornou possível comercializar todo um empreendimento antes mesmo do primeiro tijolo ser colocado na obra.

Aliado a imagens 3D, também pode apresentar o layout de interiores através de uma planta humanizada, que é uma representação didática e descomplicada do projeto arquitetônico.

Ela utiliza desenhos com cores, luz, texturas, mobília e objetos decorativos para mostrar com exatidão o resultado dos revestimentos, materiais, espaços e da decoração, facilitando o seu entendimento por pessoas leiga, entre outras

 

Como a maquete eletrônica pode ajudar na apresentação do seu trabalho

A indústria da construção é incrivelmente complexa e competitiva, com prazos apertados e orçamentos rigorosos. Por isso, interrupções e revisões desnecessárias na execução dos projetos devem ser evitadas de todo modo.

Os profissionais envolvidos nas diversas fases da obra precisam tomar todas as precauções necessárias para garantir a eficiência e rapidez em todo o processo.

O uso de maquetes eletrônicas 3D deixou de ser um diferencial para se tornar algo fundamental na apresentação de projetos. Afinal, clientes e compradores esperam ver a projeção do resultado final do projeto ou empreendimento.

Além disso, a apresentação feita com uma maquete eletrônica traz mais credibilidade, seriedade e profissionalismo para a apresentação de projetos de arquitetura, engenhenharia ou de interiores.

Além de impactar os clientes com o seu apelo visual, a apresentação com maquete eletrônica facilita a interpretação dos detalhes do projeto pelos construtores e seus colaboradores durante todo o processo, desde as ideias iniciais até os estágios finais de construção.

Desse modo, ela contribui para otimizar a execução da obra e minimizar erros, atrasos e revisões desnecessárias.

Com a visualização 3D da maquete eletrônica, todos os profissionais envolvidos conseguem compreender claramente o resultado final do projeto, o que nem sempre acontece quando é utilizado apenas um projeto técnico.

Até porque as equipes que criam o projeto arquitetônico normalmente não são as mesmas que irão executá-lo no canteiro de obras.

Os profissionais têm assim mais facilidade para escolher a melhor cor para cada ambiente, o design dos móveis, a melhor composição ou o tipo de revestimento.

Além disso, eles conseguem visualizar as possibilidades e combinações para cada área de modo mais rápido e eficiente e avaliar o impacto das diversas escolhas para o seu projeto.

Porque terceirizar a maquete eletrônica 3D

Para assegurar a qualidade do material de apresentação, recomenda-se terceirizar a criação da maquete eletrônica de seus projetos para uma empresa especializada.

Afinal, esse trabalho requer uma boa dose de tempo, trabalho e expertise. Muitos detalhes estão envolvidos, desde a modelagem à renderização da imagem final. Logo no início do trabalho, o artista 3D precisa ajustar todos os detalhes de piso, parede, teto, janelas e aberturas.

Caso a maquete represente o interior do ambiente, será necessário modelar toda a mobília e ajustar tudo em escala. É preciso tomar cuidado também com a iluminação. Cada detalhe deve estar harmonioso e fiel à realidade.

Além disso, contratar um profissional especializado assegura que o trabalho fique impecável mesmo quando realizado num prazo apertado.

Por ter experiência, o designer saberá como agilizar a entrega sem comprometer a qualidade do trabalho.

Outra vantagem é que um profissional especializado está sempre atento às novas tendências e se mantém atualizado com os novos programas do setor.

Terceirizar a maquete eletrônica a um profissional especializado é a melhor maneira de transformar as suas imagens em poderosas ferramentas de venda.

Ajuda a economizar tempo e dinheiro e permite que você se dedique a outras partes que também são importantes para o seu projeto.

As etapas de desenvolvimento de uma maquete 3D

O primeiro passo para a criação de uma maquete eletrônica é a escolha dos programas. Geralmente um designer 3D utiliza mais de um programa, já que cada um oferece um recurso diferente.

Após a escolha do programa e com o arquivo do projeto em mãos o trabalho de desenvolvimento da maquete eletrônica começa.

O processo é dividido em três etapas:

  1. MODELAGEM – É primeiro passo para o desenvolvimento do modelo 3D. Para modelar no software escolhido é preciso começar do zero seguindo as medidas do projeto técnico ou importar a planta baixa do projeto para o programa e modelar a partir dela.
  2. RENDERIZAÇÃO – A renderização é um dos aspectos mais complexos da produção 3D. Quando um artista está trabalhando em uma cena 3D, os modelos que ele manipula são na verdade uma representação matemática de pontos e superfícies, mais especificamente, vértices e polígonos em um espaço tridimensional. E os  cálculos realizados pelo software de renderização, traduz uma cena 3D, através de uma aproximação matemática a fim de que ela resulte em uma imagem 2D finalizada.
  3. PÓS-PRODUÇÃO – A finalização é um passo indispensável para uma maquete eletrônica realmente encantadora. Nesta etapa é utilizado o photoshop ou qualquer outro programa de edição que supra as necessidades para melhorar a imagem de cada projeto.

Os programas mais utilizados para fazer maquete eletrônica

Hoje, já existem disponíveis no mercado diversos programasde alta qualidade que auxiliam na criação das maquetes eletrônicas.

Alguns mais voltados para maior interação entre profissionais que projetam em conjunto e outros mais focados numa visualização mais realista.

Porém, antes de criar uma maquete eletrônica 3D é preciso ter claramente definidos os objetivos atribuídos a ferramenta.

A maquete eletrônica será utilizada para a apresentação de projetos de arquitetura e engenharia? Para lançamentos de empreendimentos imobiliários? Ou apenas para estudo de caso?

Conhecendo a finalidade do trabalho é possível saber qual programa será mais adequado para a criação e desenvolvimento da maquete digital.

Selecionamos abaixo alguns dos programas mais utilizados:

  • SkecthUp: Este é um dos softwares CAD que possui versão gratuita. É uma excelente ferramenta de desenho e modelagem.
  • Autocad: Permite criar desenhos 2D e 3D. É muito utilizado para desenhos técnicos e possibilita também a criação da modelagem 3D.
  • 3DS Max: Desenvolvido pela Autodesk é muito conhecido na indústria de games. Possui gráficos incríveis e realistas e por isso é muito usado pelos profissionais especializados em visualização arquitetônica 3D.
  • Revit: Faz parte de uma tecnologia que está em ascendência, o BIM (Building Information Modeling), em português Modelagem de Informações de Construção. Este é um programa que teve suas funções desenvolvidas pensando nos profissionais de arquitetura. Nele também é possível compartilhar o acesso, assim qualquer colaborador pode entrar e editar o modelo.
  • Blender: Também conhecido como Blender3D ele é um programa de código aberto usado para modelagem, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeos. Ele está disponível para diversos sistemas operacionais.
  • Archicad : Permite a criação de modelos em 3D com renderizações. O programa tem a vantagem de automatizar algumas ações como as numerações para projetos.

Qual o preço da Maquete Eletrônica?

Mas, quais são os custos reais dos serviços de renderização 3D? Bem, depende o tamanho do projeto, da empresa que presta os serviços, do número das visualizações internas ou externas, da qualidade da visualização 3D, do software de renderização usado, entre outros fatores.

É difícil avaliar com exatidão o preço sem uma análise detalhada do arquivo do projeto.

Por isso, os estúdios geralmente não divulgam os preços antes que seja solicitado um orçamento e mostrado o projeto.

Imagens foto-realistas têm valores mais altos, uma vez que o tempo de criação e produção é muito maior do que imagens com qualidade inferior.

Uma imagem hiper-realista pode custar de R$ 800 até R$ 2 mil reais, enquanto imagens com detalhamento mais simples e qualidade de renderização mediana podem custar de R$ 350,00 até R$ 1.500 reais.

Mas esses valores são apenas exemplos baseados em uma média de mercado. Cabe ao cliente fazer orçamentos e analisar a qualidade do trabalho e o custo/benefício de cada empresa.

Como contratar os serviços de maquete eletrônica online?

Contratar uma maquete eletrônica online é muito simples!

Primeiro, você precisa encontrar uma empresa que ofereça um trabalho sério e de qualidade. Depois, escolher os serviços desejados no site da empresa eleita e enviar um pedido de orçamento.

O SUDIO HAUS que é parceiro de construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e engenharia, fornece serviços especializados de modo descomplicado, com compromisso, qualidade e segurança.

Com mais de 8 anos de experiência no mercado, juntamente com um time de talentosos Artistas 3D, entrega sempre os melhores resultados para nossos parceiros.

O processo de comunicação é rápido e pode ser feito através da plataforma, por e-mail, telefone ou pelos canais diretos de WhatsApp e Chat Online no website.

Depois da contratação, cada cliente tem acesso a uma plataforma virtual exclusiva desenvolvida para facilitar e agilizar o processo de produção das imagens para nossos clientes e parceiros.

Lá você acompanha todo o processo de criação enviando as informações do projeto, solicita ajustes e faz o download dos serviços aprovados em alta resolução.

Sem ter que perder tempo com reuniões desnecessárias, sem troca de milhares de e-mails, sem ter que imprimir imagens para sinalizar ajustes.

Tudo feito 100% online e de modo muito simples, rápido e fácil!

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se tiver qualquer feedback, ele certamente vai ser muito útil para nosso time. =)

Se quiser saber mais sobre Maquetes Eletrônicas 3D ou sobre o nosso trabalho, é só clicar aqui para enviar uma mensagem que a gente retorna rapidinho com todas as informações para você!

 

Pin It on Pinterest

Começar conversa
Olá, podemos ajudar?
Olá, tudo bem?
Como posso lhe ajudar?
Powered by