A maquete eletrônica 3D, também conhecida por maquete digital ou virtual, é uma simulação volumétrica de projeto arquitetônico/urbanístico ou um desenho industrial ou produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem tridimensional utilizando um software de modelagem 3D.
Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística, caso o intuito seja alcançar um resultado mais artístico. A evolução da simulação de formas e espaço arquitetônico em ambiente gráfico-computacional está diretamente relacionada a evolução equipamentos de hardware e aplicações.
A maquete eletrônica é na verdade uma evolução das perspectivas à mão feitas em aquarela, nanquim ou aerógrafo. Com o avanço da tecnologia muitos artistas tiveram se adaptar à nova realidade imposta pelo mercado de trabalho.
Nos últimos anos, com a explosão do mercado imobiliário a maquete eletrônica ganhou espaço e se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para a venda de projetos e empreendimentos imobiliários.